Conheça o significado das cores para o seu casamento
9 de maio de 2018Saiba tudo sobre o casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle
21 de maio de 2018Como o bem casado é indispensável no grande dia, separamos um miniguia para você saber tudo sobre o queridinho dos casamentos!
A cerimônia de casamento foi linda e emocionante. Todo mundo aproveitou o momento para cair na balada e celebrar a união do casal com o clima lá no alto. Comida e bebida não faltaram para complementar essa memória maravilhosa do casamento e, no final, um presentinho pequeno, de sabor inigualável foi entregue aos convidados: o bem casado.
O delicioso docinho composto por duas camadas de pão de ló e baba de moça veio de Portugal e, aqui, adquiriu uma cara nova. A receita de bem casado abrasileirada é mais fofinha e doce, enquanto a portuguesa é mais densa, feita a base de água. Mas ambos são descendentes diretos do alfajor árabe e dos pequenos e deliciosos franceses.
A lenda do bem casado
O bem casado representa a união. As camadas de pão de ló representam os noivos e o recheio, tradicionalmente feito de baba de moça, representa o casamento – um laço eterno que une duas vidas para torná-las uma só! Também há quem diga que, ao receber o bem casado, o convidado é abençoado com a felicidade dos noivos. E, antes de dar a primeira mordida, é preciso fazer um pedido para que toda essa positividade caia sobre o convidado!
Bem casado com canela | Oficina do Açúcar
Principais sabores de bem-casado
O tradicional é o pão de ló com recheio de baba de moça. Porém, há outros sabores, como: Maça com canela, chocolate, churros e pistache.
É interessante destacar que nem todos os convidados gostam de sabores diferenciados, como o pistache ou a canela. Por isso, para evitar voltar para casa com um monte de docinhos intocáveis, é essencial comprar uma boa parte do sabor tradicional para que todos possam comer o doce que gostam e saírem felizes do casamento.
A dica para escolher os melhores sabores é: Avalie o cardápio que você planejou com o buffet e o perfil dos convidados. Não tem erro! Mas não deixe o tradicional, que todo mundo já conhece e ama.
Quantidade ideal de bem-casados
Por conta dessa variação de sabores, o ideal para você fazer em seu casamento é colocar uma quantidade maior de doces para os convidados experimentarem pelo menos um sabor de cada. Portanto, se sua festa conter 150 pessoas, você precisa de, no mínimo, 300 bem casados para que todos os convidados comam pelo menos um; sem falar nos convidados que adoram levar alguns a mais para casa. Acredite, acontece muito!
Então, não se esqueça: quanto mais variações para o seu convidado, melhor!
Mesmo que você planeje colocar somente um sabor é bom fazer a continha de 2 a 3 bem casados por convidado, assim evita que alguém fique sem comer.
Invista na embalagem do bem casado!
O bem casado é um item do casamento que serve como uma decoração. As cores, os detalhes, tudo serve como um complemento para deixar a decoração de casamento ainda mais linda! Portanto, capriche na sua embalagem! Nada de embalar com um papel simples. Escolha os papéis combinando com a decoração do seu casamento. Pegue uma cor da paleta de cores – de preferência, a predominante, e faça a embalagem dos bem casados conforme manda as regrinhas, com decorações e acabamentos impecáveis.
O fechamento do bem casado pode ser feito de acordo com o estilo do casamento. Por isso, confira os exemplos para cada evento:
Bem-casado para festa de casamento tradicional
Se a festa for tradicional, o melhor a se fazer é colocar uma fita de cetim – podendo até ser adicionado um laço ou um strass/meia pérola, para ficar ainda mais charmoso. Para quem vai casar na igreja, também pode adicionar uma medalhinha para prender no laço. Fica um charme e os convidados saem emocionados.
Bem-casado para festa de casamento moderna
Na festa de casamento moderna é interessante apostar em cores diferenciadas e adereços que combinem com o evento. Por exemplo, se o casamento tiver toques românticos, o ideal é utilizar estampas e fechamentos florais. Porém, se for mais luxuoso, o indicado é apostar nos tons de dourado ou prata com fechamento de strass. Tudo varia de acordo com o estilo da sua festa!
Bem casado para festa de casamento Boho Chic
As flores têm tudo a ver com o casamento estilo Bolo Chic. Por isso, as estampas e até uma florzinha delicada no topo da embalagem é a opção ideal para ter uma decoração recheada de bem casados deliciosos e com apresentação impecável!
Bem casado para festa de casamento praiano
Como o casamento tema praia é bem rústico e cheio de temáticas, no bem casado praiano fica lindo quando os noivos colocam conchinhas e juta para exemplificar o clima do casamento. O barbante também como fechamento contribui e muito para que tudo seja perfeito. Ah, as cores também são perfeitas para adquirir esse clima!
Receita de Bem Casado | Oficina do açúcar
Receita de bem casado
Para que o doce tenha um sabor delicioso, é preciso seguir a receita de bem casado à risca! Pensando nisso, separamos um vídeo no qual Ângela Toríbio, dona da Oficina do Açúcar, ensina o passo a passo de sua deliciosa receita de bem casado: Confira!
Bônus: Variações do bem casado
Tamanha é a fama dos bem-casados que criaram até mesmo variações dele para outros eventos. Aniversários, eventos corporativos e até nascimentos. A receita é a mesma que o original, a única coisa que muda é a decoração do doce e o nome. Tem os bem-nascidos para presentear quem foi visitar o bebê na maternidade. O bem-vivido para dar em festas de aniversários e 15 anos; e até o bem-sucedido, para eventos corporativos. A criatividade é o que impera nesses eventos!
O que achou das dicas para bem-casados?
Por Beta Martinez – Aceito Sim
Fonte: Papel e Estilo