Pedido de casamento: reunimos algumas ideias para você se inspirar!
2 de março de 2018Escolha a gravata certa para o casamento
24 de março de 2018Qual é o ideal? Qual é a diferença entre cada um?
Uma das partes mais clássicas da festa do casamento é o cruzar das taças para brindar o começo da vida a dois. Mas, as dúvidas sempre aparecem no momento de escolher a bebida ideal para esse momento tão especial: espumante, prosseco, frisante ou champagne?
Para entender a diferença entre espumante, prosseco, frisante ou champagne, é preciso levar em consideração 3 fatores: as uvas de que se originam, o método de vinificação/produção e as área geográficas onde são cultivadas as uvas de que se originam.
ESPUMANTE
Com relação à origem, basicamente o vinho espumante é produzido com variedades de uvas iguais aos vinhos tranquilos, porém são submetidos a uma segunda fermentação da qual surgem, de forma natural, as borbulhas. Este método de vinificação/produção que envolve uma segunda fermentação pode ser feito dentro da garrafa (método champenoise) ou fora dela (método Charmat).
CHAMPAGNE
Os espumantes produzidos a partir das uvas cultivadas na região de Champagne em Reims na França, a 145 km de Paris, são denominados Champagne. Somente pode ser utilizada a denonimação Champagne nos espumantes provenientes desta região na França e as uvas utilizadas nessa produção são a Chardonnay, Pinot Meunier e Pinot Noir.
PROSSECO
Já os espumantes produzidos a partir da uva Prosecco, provenientes somente da região do Vêneto, na Itália (mais especificamente das vilas de Valdobiadenne e Conegliano) são denominados Prosecco. Aqueles de origem Espanhola são denominados CAVA, de origem brasileira ESPUMANTES, de origem americana SPARKLING WINES.
Enfim, espumantes são todos os vinhos submetidos a este processo de vinificação que apresenta uma segunda fermentação natural.
Há também uma região na Itália, denominada Franciacorta, que produz bebidas de altíssima qualidade (comparados ao nível qualitativo dos champagnes). Na itália, o consumo de espumante Franciacorta é superior ao consumo de champagne.
FRISANTE
Os vinhos frisantes, por outro lado, possuem uma discreta, porém perceptível presença de borbulhas de gás carbônico,que são geralmente adicionados industrialmente. Seus principais atrativos costumam ser três: preços mais acessíveis (em torno dos R$ 10, no máximo R$ 20), os variados graus de doçura (encontrar um frisante seco não é nada fácil) e, claro, a sensação de frescor associada às borbulhas. Na visão dos produtores, os frisantes são vinhos frutados, não muito alcoólicos e sem maiores pretensões. São feitos para serem consumidos gelados e de forma descontraída num dia quente ou em festividades. Seu público alvo são as mulheres, os jovens e os iniciantes no mundo do vinho.
COMO ESCOLHER?
Espumantes como Champagnes e Proseccos são altamente recomendados para celebrações diversas, desde casamentos, bodas, Festas de Final de Ano, em que se queira oferecer produto de qualidade diferenciada e maior requinte ao evento.
Vinhos Frisantes e Espumantes nacionais são excelentes opções para celebrar com qualidade porém a preços mais acessíveis.