Espumante, Prosseco, Frisante ou Champagne?
17 de março de 2018Você sabe como endereçar corretamente seus convites?
4 de abril de 2018Afinal qual é a gravata certa para o noivo?
Sim, os noivos também tem dúvidas em relação à vestimenta para usar no casamento. E a gravata é um acessório indispensável e importantíssimo! Hoje em dia existem vários tipos de gravatas para vários estilos de noivos. Aquelas mais fashion e aquelas que eles tem que passar longe. Vamos conferir?
GRAVATA TRADICIONAL
A gravata tradicional é aquela gravata comum que você encontra em quase todas as lojas de roupas masculinas. Ela é clássica e atemporal! Não tem como errar principalmente se o noivo escolher uma gravata pérola ou preta. Lisa ou estampada, ela fica super bem em ternos claros e escuros, com ou sem colete e principalmente com uma flor na lapela, a famosa boutonnierré.
GRAVATA SLIM OU SKINNY
Com certeza você já viu essas gravatas nos integrantes do CQC. Elas são parecidíssimas com a tradicional mas bem mais finas. A gravata slim (ou skinny) é para aquele noivo que não dispensa o clássico com um toque fashion. Mas notem que a gravata slim é somente usada em ternos mais modernos com um bom corte. O uso do colete é opcional e o lenço na lapela é bem mais utilizado que a boutonnierré.
GRAVATA BORBOLETA
A gravata borboleta deixou o smoking para ser usada com ternos e suspensórios. Essa gravata fica ótima em noivos divertidos e mais ousados. Ela pode ser lisa ou estampada, pode ser usada com colete ou com suspensório e fica perfeita com a boutonnierré. A gravata borboleta tem sido muito escolhida pelas noivas para os padrinhos usarem no casamento.
GRAVATA ITALIANA E PLASTRON
As gravatas de modelo italiana e plastrón tiveram seu auge há uns 5 anos atrás. Agora não são mais usadas. Então fujam dessas duas gravatas. Se seu noivo quer usar algo mais glamouroso e diferente dos padrinhos, use uma gravata tradicional (ou slim) de cor diferente e coloque uma flor na lapelabem bonita! Aí não tem como errar.
Noivo tem que usar gravata branca ou off-white?
O casamento de vocês vai ser super clássico? O noivo é bem tradicional? Aposte sem medo. Neste caso, tanto a borboleta quanto a gravata tradicional funcionam.
Agora, se o casamento de vocês será mais despojado ou mais moderno, existem infinitas possibilidades de combinação com o traje. Gravatas com tons de rosa, vermelho e azul estão sendo cada vez mais usadas, tanto com trajes mais neutros, como preto, chumbo e cinza, quanto com o azul – o queridinho da vez.
O noivo não se considera nada tradicional e quer algo bem diferente e único? As gravatas xadrez, florais e estampadas trazem personalidade para o traje.
As gravatas dos Padrinhos devem seguir a gravata do noivo?
Aqui o segredo é a coordenação. Os padrinhos não devem usar exatamente a mesma gravata do noivo, afinal de contas, o noivo também precisa se destacar dos demais homens da festa. Existem alguns truques, como usar uma cor diferente. Outra forma é o acabamento, mais acetinado para o noivo e mais opaco para os padrinhos. E, o formato, é claro. Como, por exemplo, o noivo de gravata borboleta e os padrinhos com uma gravata Slim ou tradicional. Ou vice-versa.
Uma forma mais simples de combinar toda a gravataria é brincando entre as tonalidades. O noivo com um tom mais forte, os padrinhos com mais leve e os pais, com um tom intermediário, por exemplo.
Uma combinação mais complexa e mais interessante, é coordenar as cores, usando cores complementares (são as cores opostas no ciclo cromático, como o vermelho e azul) e as cores análogas (cores próximas no ciclo cromático, como azul e verde) – quadro de cores na imagem abaixo!
Além de garantir a harmonia (principalmente para a hora da foto!) dos padrinhos, a gravata é um presente bem bacana para os padrinhos, que pode ser entregue na hora de convidá-los, por exemplo.
Os vestidos das madrinhas devem combinar com as gravatas dos padrinhos?
Esse tópico é o mais polêmico. Tem casais que amam coordenar a cor do vestido com a cor da gravata, é muito comum até no caso dos convidados. E, outros que acham que fica demais.
No caso dos padrinhos e das madrinhas, precisamos considerar alguns pontos: o número de casais (ou de pessoas, no caso do estilo americano), a cor escolhida e o que vocês querem destacar.
Quanto maior o número de pessoas e mais viva ou forte a cor escolhida, maior será o destaque dos padrinhos e madrinhas, tanto durante a cerimônia quanto nas fotos oficiais. A cor irá se sobressair perante o cenário e os demais detalhes.
Se o desejo for uma composição entre todos os elementos mais equilibrada, sem apego a uma determinada cor, vale seguir as dicas de coordenação de cores acima.
Mas, os padrinhos e pajens precisam combinar com a decoração?
Sim e não. É claro que os padrinhos e pajens não fazem parte da decoração, portanto não precisam seguir as cores das flores, por exemplo. Mas, considerando que todos os detalhes do casamento são pensados baseado no estilo que os noivos querem imprimir na festa, as gravatas também precisam estar alinhadas à este conceito. Por exemplo, os noivos querem um estilo mais romântico e leve, optaram por tons pastéis na identidade visual e decoração. E, escolhem um vermelho vivo para a gravata. Difícil imaginar uma harmonia nessa escolha, certo?
O mais importante, sempre, é levar em consideração o estilo do casamento. A gravata é mais um elemento dentre tantos outros, e, é a união de todos esses elementos que irá deixar o casamento com a cara dos noivos, de um jeito único e especial.