Saiba tudo sobre o casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle

Bem casado: Saiba tudo sobre o doce mais queridinho da festa!
15 de maio de 2018
O melhor dia da semana para seu casamento
3 de julho de 2018
Bem casado: Saiba tudo sobre o doce mais queridinho da festa!
15 de maio de 2018
O melhor dia da semana para seu casamento
3 de julho de 2018

Príncipe Harry e Meghan Markle se casam em Windsor

 

O casamento de Harry e Meghan já seria histórico por razões óbvias. No entanto, o fato de a noiva em questão quebrar uma série de protocolos é mais um motivo para comemorar! Afinal, Meghan é norte-americana, divorciada, atriz, independente, feminista, ativista e será a primeira princesa afro-descendente da Inglaterra. E além de ser 3 anos mais velha que o noivo, a atriz será também a noiva mais velha de um casamento da realeza britânica – o posto pertencia a Kate Middleton, que disse o “sim” aos 29 anos. Meghan está com 36 anos (a mesma idade de Kate hoje e da princesa Diana quando faleceu).

 

 

Confira aqui todos os detalhes desse evento tão comentado:

 

Local

Como todos já sabem, a cerimônia aconteceu no dia 19/05, sábado passado, na Capela de St. George, dentro do castelo de Windsor, onde o príncipe Harry foi batizado. Lá se casaram também o tio do noivo, príncipe Edward, com Sophie Rhys-Jones e o pai do noivo, príncipe Charles, com Camilla Parker-Bowles. No segundo semestre, será a vez da prima de Harry, a princesa Eugenie, dizer o ‘sim’ na mesma capela.

 

 

 

Convite

Como já é tradição, a Barnard and Westwood fez o convite do casamento de Harry e Meghan. Clássico, o modelo tem o emblema do Príncipe de Gales, quem convida, impresso em dourado.

 

 

Carruagem

Para o trajeto entre a capela de St. George e o St. George’s Hall, Harry e Meghan escolheram uma carruagem Ascot Landau – que é usada em eventos e cerimônias oficiais. E foi, inclusive, a carruagem que levou o noivo no casamento de seu irmão:

 

 

Bolo

Expectativas sobre o bolo do casamento de Harry e Meghan? Feito por Claire Ptak, ele deixou o tradicional glacê real de lado, que foi substituído pela cobertura de buttercream + decoração de flores frescas (peônias – flores preferidas da noiva – e rosas)! O sabor: lemon elderflower. No lugar de um modelo em camadas, três bolos baixos dispostos em alturas diferentes.

 

 

Música

O casamento de príncipe Harry e Meghan Markle teve diversos momentos emocionantes, mas um que não podemos deixar de comentar foi a música. A apresentação do coral gospel foi o ponto da cerimônia – além de um intervenção americana super enriquecedora para o casamento. As crianças e o show (literalmente) de Sheku Kanneh-Mason (ele tem apenas 19 anos) com seu violoncelo não ficam atrás. Vale relembrar nos vídeos abaixo:

 

STAND BY ME

 

SHEKU KANNEH-MASON (vale prestar atenção na delicadeza dele ao tirar o arco do violoncelo)

 

CORAL COM AS CRIANÇAS

 

Daminhas e Pajens

É claro que todas as atenções estavam voltadas para Meghan Markle, mas tem como não reparar na turminha de daminhas e pajens?
O time foi composto por 10 crianças, lideradas, é claro, pelo Príncipe George e a Princesa Charlotte, filhos do Príncipe William e Kate Middleton. Florence van Cutsem, afilhada do Príncipe Harry; Remi e Rylan Litt, afilhadas de Meghan; Ivy Mulroney e os irmãos gêmeos, Brian e John, que são netos do ex-Primeiro Ministro do Canadá, Brian Mulroney; Zalie Warren, também afilhada de Harry; e Jasper Dyer, filho de Mark Dyer, grande amigo de Harry, complementaram a lista!
Assim como a noiva, as meninas usaram vestidos brancos assinados por Clare Waight Keller, da Givenchy. Os sapatinhos das daminhas era modelos sob medida da Aquazzura. A guirlanda de mini-rosas brancas complementou o look das daminhas! Já os pajens eram “miniaturas” de Harry e William. Dois deles ficaram encarregados de levar o véu da noiva.

 

príncipe George todo fofo e grandinho:

 

princesa Charlotte, mais uma vez, deu um show de fofura, acenando para a noiva e fotógrafos:

 

Convidadas mais elegantes

 

E é claro que não poderíamos deixar de comentar os looks das convidadas! Mas esse casamento foi mais intimista se comparado com o casamento de William e Kate, que contou com muitos reis e rainhas e príncipes e princesas entre os convidados (e as mulheres da realeza estão acostumadas a caprichar nos looks formais). Aqui, foram familiares e amigos (muitos deles, famosos) que marcaram presença. E o tom do casamento foi um pouco mais “casual”, o que se refletiu nos looks das convidadas. Mas, enfim, escolhemos as nossas preferidas e aqui estão elas:

Mãe da noiva

Doria Ragland, a mãe de Meghan, estava linda de Oscar de la Renta! Em verde claro, o conjunto de vestido e casaco tinha delicados bordados florais da cintura para baixo. Na cabeça, uma casquete de Stephen Jones. Um look chic, sem exageros, correto, perfeito.

 

 

Muitas pessoas comentaram sobre o piercing no nariz de Doria. Afinal, além de não ser nada exagerado, faz parte da identidade dela! Assim como os dreadlocks. Ela não tinha que se fantasiar para o casamento, apenas se vestir apropriadamente para a ocasião.

Madrasta e cunhada do noivo

Camilla Parker-Bowes escolheu um robe-manteau Anna Valentine rosa liso, combinado com um belo chapéu de penas (ela adora chapéus vistosos) by Philip Treacy.

 

 

Kate Middleton não liga de repetir looks e, reciclou mais um! O vestido foi usado no batizado de Charlotte, enquanto o deslumbrante chapéu lembra muito o usado pela duquesa no casamento de Zara Phillips. Kate dividiu opiniões por não ter usado um vestido novo.

Ela poderia ter usado uma roupa nova? Poderia. Mas de maneira alguma vejo a repetição como uma “falta de respeito, falta de cuidado” para com os noivos! Falta de respeito teria sido ela ir com uma roupa vulgar, mal arrumada… Kate Middleton estava muito elegante, como sempre – e isso é o principal! Até vejo a atitude como uma maneira de não roubar a atenção da noiva! Além disso, Kate deu à luz há pouco tempo e ter que fazer as provas de um vestido novo com um bebê de um mês em casa, é um desconforto desnecessário para quem já tem tantas roupas lindas no armário!

 

 

Convidadas

Falando em Amal Clooney, ela foi, com certeza, a convidada mais elegante do casamento! Amal BRILHOU com seu look all yellow, assinado por Stella McCartney. Uma cor linda, vibrante, perfeita para o dia ensolarado e que ficou linda com seu cabelo preto! Sobre George Clooney, ele estava muito elegante de terno cinza, com gravata e lenços amarelos (combinando com a esposa).

 

 

Sofia Wellesley, neta do 8º Duque de Wellington e esposa de James Blunt, escolheu vestido Valentino com bordados florais. Ela complementou o look com um belo fascinator creme e um coque discreto.

 

 

Karen Spencer, esposa de Charles, irmão de Lady Diana, apostou em look monocromático roxo, cor que fica linda em contraste com a pele super branca. O vestido com capa curta estava muito chic e ela caprichou no fascinator!

 

 

Lady Kitty Spencer, sobrinha da princesa Diana, escolheu um modelo Dolce & Gabbana com decote quadrado e estampa floral. Não gosto tanto desse floral nem do comprimento do vestido para uma saia tão aberta, mas o tom de verde é lindo e, combinado com toque de laranja nos sapatos e bolsa, ficou perfeito! O fascinator no mesmo tom de verde do vestido estava belíssimo e a maquiagem, maravilhosa!

 

 

Amei o tailleur irregular de Priyanka Chopra, assinado por Vivienne Westwood! Uma escolha ousada e chic ao mesmo tempo! O chapéu Philip Treacy tanto de frente, mas de perfil é um espetáculo!

 

 

Jacinda Barret, esposa de Gabriel Macht (que faz Harvey Specter, em Suits), estava linda com um vestido midi vinho de Emilia Wickstead. Achei que a atriz estava bem inglesa chic! Algumas pessoas perguntaram sobre o decote dela, se seria apropriado para a ocasião. O decote não é nada revelador.

Vale também comentar o look de Gabriel Macht, já que o ator chama a atenção no seriado pelo figurino impecável. O ator estava de fraque com colete de decote baixo arredondado e gravata na cor do vestido da esposa.

 

 

Victoria Beckham usou uma de suas criações, que chamou a atenção pelas mangas e pelo decote discreto. Assim como no casamento de William e Kate, a estilista escolheu o azul marinho. E seu acessório mais precioso, David Beckham, estava perfeito de fraque:

 

 

Carey Mulligan escolheu um leve vestido floral da Erdem e no cabelo usou um solidéu de plumas:

 

 

Grávida de seu primeiro filho, Pippa Middleton usou vestido com estampa floral e saia com pregas, da The Fold:

 

 

 

Carole Middleton, mãe de Kate e Pippa, estava muitíssimo elegante com look assinado por Catharine Walker e fascinator da mesma cor:

 

 

Julia Carey, esposa de James Corden também estava elegante com um look monocromático rosa claro. A manga do vestido deu charme ao look minimalista:

 

 

 

Chelsy Davy, ex-namorada de Harry, optou por vestido com blusa ajustada ao corpo e saia estruturada. Algumas pessoas comentaram sobre o comprimento do modelo – que é, sim, mais curto do que o usual para casamentos reais, mas, na minha opinião, nada ofensivo. A capa curta arrematou a produção com charme:

 

 

Um look azul marinho com punhos e gola em rosa claro foi a escolha de Sarah Ferguson, a Duquesa de York:

 

 

O vestido Dior todo bordado de paetês de Priyanka Chopra:

 

 

E o Valentino estampado de Serena Williams:

 

 

O vestido da cerimônia religiosa

Meghan usou um vestido clean + decote ombro-a-ombro. A palavra que me vem à mente ao ver o look de Meghan é effortless! E é justamente essa a beleza da simplicidade: não ter que se esforçar para ficar linda ou para chamar a atenção. Para mim, foi um statement de elegância – não só em termos de estilo, mas de atitude também.
Além disso, Meghan seguiu os passos da maioria das noivas europeias, escolhendo um vestido liso. É um look chic, apropriado, atemporal… e o mais importante: é a cara dela! Meghan tem um estilo “contemporâneo-chic-clean” e um vestido minimalista foi a escolha perfeita! Um modelo que não se sobrepõe à pessoa, que deixou espaço livre para ela brilhar.

 

 

Falando do shape do vestido, gostei muito da saia sem volume, que foi ótimo para a sua cintura e a deixou bem longilínea. Sobre o decote ombro-a-ombro, foi uma novidade para a realeza britânica. Mas a “ousadia” foi feita de maneira muito elegante, pois o decote é alto e cobre a pontinha dos ombros.

 

 

 

Contrariando todos os palpites, a responsável pelo look de Meghan foi Clare Waight Keller, da Givenchy. Porque num vestido “utterly simple“, a qualidade do corte e da costura é fundamental!
E para quem pensa que vestido liso é simples e barato, ledo engano! Dizem que o modelo custou 200.000 libras! Só o tecido de seda feito especialmente para Meghan custou uma bela quantia. O tecido tinha um caimento lindo e um brilho sutil.
E tem um detalhe muito importante, que “engrandece” qualquer vestido: a postura impecável da noiva! Vocês notaram que durante toda a cerimônia Meghan se manteve ereta como uma bailarina?

As crianças levando o véu foi um charme à parte! Sou super a favor da “participação ativa” das crianças no cortejo da noiva. Se um véu longo demanda ajuda, que sejam os pequenos graciosos os responsáveis por isso!

 

O segundo vestido da noiva

 

E agora o segundo vestido de noiva de Meghan Markle, para a festa black tie oferecida pelo príncipe Charles em Frogmore House.
Mais uma vez fiel ao seu estilo minimalista, Meghan escolheu um modelo liso frente única, assinado por Stella McCartney, que também valoriza muito seus lindos ombros! Os sapatos eram um modelo sob medida da Aquazzura.
Para a festa, a noiva segue de coque. Mas, agora, a franja está solta (o que acho mais bonito para ela – mas não combinaria com a formalidade da cerimônia religiosa).
Na mão direita, uma surpresa: o poderoso anel de água marinha que pertenceu a princesa Diana! Um super something blue!
Eles não estão super glamour hollywoodiano? Achei que parecem saídos de um filme de James Bond! rs

 

 

Detalhe do anel:

 

 

Meghan e Harry seguiram para a festa no charmoso Jaguar conversível de 1968. Detalhe, o carro foi convertido para ser elétrico.

 

 

Stella McCartney divulgou o croqui do vestido, que revela o decote nas costas:

 

 

 

E alguns detalhes da festa que foram postados…
Como o convite da festa e look costas de Delfina Blaquier:

 

 

O Bouquet

Philippa Caddock assinou a decoração da capela e o bouquet de Meghan – com flores brancas, como manda a tradição. A composição teve espécies como astilbe (que significa “eu vou estar à sua espera”), muguets (que remete à ternura e o retorno da felicidade) e astrantia (que simboliza força, coragem e proteção), além do ramo de murta (outra tradição, que vem desde o reinado da Rainha Victoria). O bouquet teve ainda uma linda homenagem à mãe do noivo: as miosótis eram as flores preferidas de Lady Diana e foram colhidas pelo próprio Harry! Além das flores bem escolhidas, também gostei bastante do formato e do tamanho do bouquet. As pontinhas das astilbes saindo para fora ficaram um charme!

 

 

A tiara

Mais uma vez, Meghan contrariou todas as apostas e surpreendeu ao escolher a Queen Mary Diamond Bandeau, cedida pela Rainha Elizabeth. Apesar de não ser uma das minhas preferidas, combinou com o estilo do vestido por ser uma peça com design mais geométrico. A peça foi criada em 1932 e, em seu centro, encaixa-se o broche que pertenceu à Rainha Mary.

 

 

 

Os brincos e a pulseira

Para complementar o look, Meghan escolheu joias Cartier, joalheria francesa que tem uma longa ligação com a realeza (a tiara do casamento de Kate também é Cartier).
Os brincos pequenos são do modelo Galanterie e combinam com o desenho da tiara. A joia é uma peça nova (ou seja, podemos comprá-la na loja, inclusive no Brasil) e pertence à noiva, não foi empréstimo da Rainha.

 

 

 

Meghan usou também pulseira, o que levantou algumas questões se seria adequado ou não para uma noiva-princesa. A Rainha Maxima da Holanda também usou pulseira. Não vejo problema, principalmente quando se trata de uma bela joia, quanto o vestido é clean e quando a manga não cobre o punho (como nos casos de Meghan e de Maxima).
A poderosa pulseira da Cartier também combinou perfeitamente com o look:

 

 

 

Beleza

Sobre a beleza, como esperado, Meghan optou por cabelo preso e maquiagem leve.
O coque era baixo e volumoso e, na frente, com risca no meio. Se eu pudesse ter dado uma sugestão (rs), teria coberto só a pontinha da orelha (mania minha em nossos editoriais de beleza da revista) e talvez teria prendido a franja de outra maneira… mas independentemente disso, achei a fora do coque muito bonita e elegante.
Sobre os fiozinhos saindo, que incomodou muitos, Jr Mendes e eu não nos ligamos (Jr participou do nosso Live para comentar a beleza da noiva, quem quiser assistir, clica aqui). Eu até achei bom quando uma mechinha da franja “caiu” de um lado.

 

 

 

E a maquiagem marcou de leve os olhos, com sombra marrom, delineador esfumado e cílios postiços discretos. Na boca, um batom nude-rosado. E a base deixou as sardinhas aparentes, como Meghan gosta.
Também houve muitos comentários sobre a maquiagem, que muitos acharam pouca. Expliquei no Live que mulheres da realeza tendem a usar pouca maquiagem, assim como só usam esmalte transparente. Essa discrição talvez tenha raiz em um preconceito antigo, já que antigamente a maquiagem era vista como uma coisa “vulgar” e não para “mulheres de boas famílias”… e se vocês repararem muitas noivas-princesas parecem não estar nem de rímel! Perto delas, Meghan estava super maquiada!

 

 

 

Temos que lembrar também que se trata de um evento diurno… contornos e iluminadores não cairiam bem. Apesar disso, a pele estava viçosa e corada. Foi uma maquiagem que realçou sua beleza, sem travestí-la.
E apesar das diferenças culturais (lá se usa menos maquiagem do que aqui), acho que existe uma compreensão errônea de que uma maquiagem forte sempre deixa a mulher mais bonita… não é verdade, muitas mulheres ficam mais bonitas com olhos menos maquiados. E independentemente do horário, sempre fui da opinião de que a imagem da noiva inspira uma certa leveza que deve se refletir maquiagem também.

 

 

 

O que podemos falar do casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle? Pra mim, foi um sonho!!! Um verdadeiro conto de fadas, marcado pelo amor, pela elegância e pelo respeito. Mais do que vestido, cabelo e detalhes, o principal foram as trocas de olhares entre os noivos, o noivo levantando o véu, as mãos dadas, as homenagens, os simbolismos… e Harry dizendo para Meghan “You look amazing, I’m so lucky!”?! Morri! Rs

E apesar da grandiosidade, o casamento foi singelo. E a simplicidade deu espaço para que o amor fosse protagonista. O amor de um pelo outro, o amor pelos seus queridos, o amor às suas raízes (sendo elas “nobres” ou não)!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat