Como escrever o convite de casamento?

Vestidos para Madrinhas: Tendências 2019
5 de setembro de 2018
Muito além de um quadro de assinatura de casamento tradicional
2 de outubro de 2018
Vestidos para Madrinhas: Tendências 2019
5 de setembro de 2018
Muito além de um quadro de assinatura de casamento tradicional
2 de outubro de 2018

Escrever o convite de casamento pode ser um grande desafio, afinal o casamento é um evento cheio de formalidades.

Por isso nós respondemos as dúvidas mais comuns sobre como escrever o convite de casamento, para te ajudar a ter o convite perfeito (e sem gafes).

 

Como escrever o convite de casamento?

Como comentamos acima, o casamento é um evento cercado de protocolos e tradições que muitos noivos fazem questão de seguir. Nesse post você vai encontrar algumas dicas e sugestões de como escrever o convite de casamento perfeito para o seu convite, nos seguintes padrões:

 

  • Nome dos pais separados
  • Nome dos padrastos e madrastas
  • Pais falecidos
  • Cerimônia de casamento sem festa
  • Casamento com cerimônia e festa
  • Casamento com cerimônia e festa no mesmo local
  • Jantar / Almoço de Casamento (sem cerimônia)

Nome dos pais separados

Uma dúvida muito comum entre os noivos é sobre colocar ou não o nome dos pais que são separados no convite. O protocolo sugere que os noivos coloquem os nomes de seus pais, independentemente do divórcio. Isso porque mesmo com a separação eles continuam sendo seus pais.

Caso você não tenha contato com um dos seus pais ou prefira não colocar o nome de um deles, a etiqueta sugere para simplesmente não colocar o nome de nenhum dos pais. Alguns familiares podem achar um tanto indelicado, por isso esta é uma solução para evitar conflitos.

Confira abaixo algumas sugestões que simulam algumas situações recorrentes:

Padrastos e Madrastas

Se os seus pais se casaram novamente e constituíram uma família, é natural que você tenha uma preocupação em incluírem eles de alguma forma (principalmente se eles são bem próximos). Aos noivos que não se apegam aos protocolos tradicionais, sintam-se livres para colocar os nomes dos seus padrastos e madrastas no convite.

Veja algumas sugestões:

 

 

Caso vocês prefiram seguir uma opção mais tradicional, o ideal é manter o padrão com os pais biológicos no convite e chamar os padrastos para padrinhos, por exemplo. Presentear com uma lembrancinha especial ao convidar também pode os fazer se sentirem especiais.

Pais falecidos

Os pais falecidos merecem uma homenagem especial no grande dia e uma das formas de fazer isso é colocando o nome deles no convite. Nos convites mais formais o tradicional é adicionar logo a frente do nome um coração “♥” ou (in memoriam). Para os convites menos formais, os noivos podem optar por (para sempre na memória).

 

Cerimônia de casamento sem festa

Hoje em dia é muito comum que os noivos optem por não realizar uma recepção de casamento, seja por opção ou por condições financeiras. Nesses casos você pode ficar tranquila, pois não é indelicado realizar o seu casamento somente com a cerimônia.

No convite de casamento existem alguns truques para deixar claro que o seu grande dia receberá somente a celebração do casamento. Veja um exemplo abaixo:

O casamento será realizado em um salão de festas, tem problema?

Se a cerimônia de casamento é realizada em um salão de festas, fica subentendido que será realizada uma comemoração logo após. Por este motivo pode ser considerado delegante não realizar uma comemoração. Uma solução é optar por se casar em outros espaços como igrejas e cartórios.

Cerimônia e festa

Um dos modelos de texto de convite mais tradicionais que existem, isso porque é a opção mais comum entre os noivos. Veja abaixo um exemplo muito utilizado para casamentos com cerimônia e festa:

Cerimônia e festa no mesmo local

Hoje em dia também é muito comum que os noivos optem por realizar cerimônia e festa no mesmo local, seja por opção ou comodidade mesmo. Veja abaixo um exemplo muito utilizado nos textos para convites:

Jantar / Almoço de Casamento (sem cerimônia)

Mas se no seu caso vocês já se casaram no civil ou na igreja mesmo e no momento os noivos querem promover somente um jantar ou almoço de casamento, não se preocupe!

Se for uma comemoração mais formal, como um jantar sofisticado, faça um convite com cores clássicas e convidando para a Recepção de Casamento,  “Convidam para recepção de casamento“, “Convidam para festa de casamento“, ou “Convidam para um jantar em comemoração a união de seus filhos” ; Já festas mais descontraídas pedem por convites informais e você fica mais livre para escrever como “Convidam para comemorar/celebrar a união“, ou simplesmente faça algo diferente como “Nos Casamos! Venha comemorar esse momento com a gente!“.

Veja abaixo um exemplo na prática:

Dúvidas frequentes

Confira abaixo algumas dúvidas frequentes sobre o texto para convites de casamento. Se a sua dúvida não estiver aqui, fique à vontade para comentar no post.

Por que a noiva vem primeiro na maioria das vezes?

Esta é uma tradição que muitos seguem, mas poucos sabem o que significam. Acontece que na nossa cultura, antigamente era muito tradicional que os pais da noiva pagassem pela festa de casamento e por isso eram considerados os anfitriões do evento. Por este motivo o nome da noiva e de seus pais era preferencialmente posicionado primeiro.

Hoje em dia isso não é mais regra, afinal os gastos do casamento geralmente são divididos por ambas as famílias ou pelos próprios noivos. Por isso fica à escolha dos noivos a sequência dos nomes e também se colocam ou não o nome de seus pais nos convites.

 

Como informar sobre a lista de presentes no convite?

A lista de presentes de casamento é um dos pontos importantes. Mesmo que os noivos não peçam, muitos convidados fazem questão de presenteá-los. Porém informar sobre os presentes no convite se tornou um tanto deselegante com o passar do tempo.

Hoje em dia existem duas soluções bem simples para informar sobre a lista de presentes de um jeito simples. Confira!

  • Site de casamento

O site de casamento é a solução perfeita para os noivos modernos que querem simplificar a vida dos seus convidados! No site vocês poderão inserir as informações detalhadas das listas de presentes sem gerar desconforto.

  • Minicards

Os minicards são uma opção criativa e delicada de informar sobre as listas de presentes no convite. Os noivos podem definir um pequeno texto indicando as lojas escolhidas, e os minicards são adicionados em anexo ao convite. Simples!

Confirmação de presença

A confirmação de presença é um detalhe primordial que pode e deve ser informado no convite de casamento. A forma como você informará no convite vai depender de como esta confirmação será realizada. Veja alguns exemplos logo abaixo:

Confirmação por telefone:

 

 

Confirmação pelo site de casamento:

E aí, noivinhas? ♥ O que acharam das dicas de como escrever o convite de casamento? Comente aqui em baixo se ficou alguma dúvida!

 

Fonte: Aceito Sim!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat